Instituto Queiroz Jereissati

Centro de Memória

Conceito

O Centro de Referência e da Memória da História Contemporânea do Ceará é um projeto do Instituto Queiroz Jereissati. A finalidade do Centro da Memória é identificar, coletar, tratar, preservar e disponibilizar para o público em geral a documentação e registros gerados sobre e por personalidades que participaram ou participam da história contemporânea do Ceará.

A marca temporal que baliza o projeto é a década de 1930, na perspectiva de que, neste contexto, inaugura-se no Brasil e no Ceará reconstrução nacional sob a égide da modernidade.

Linhas de Ação

As atividades do Centro são desenvolvidas para fins de utilidade pública, especialmente em matéria de salvaguarda e valorização do patrimônio arquivístico à sua guarda, enquanto fundamento da memória coletiva e individual e como fonte de investigação científica.

O Centro está vocacionado para o tratamento de diferentes suportes da memória e a utilização de modernas tecnologias da informação, tendo em vista, por exemplo, o tratamento e gradual disponibilização ao público, em suporte original e digital, dos arquivos pessoais doados ao Centro.

Também fazem parte das linhas de ação a incorporação, tratamento, preservação e disponibilização pública de outros acervos documentais com interesse para a investigação e a divulgação da história contemporânea do Ceará.

Acervo

Constituem o acervo do Centro da Memória os arquivos pessoais dos senadores Carlos Jereissati e Tasso Jereissati, do ministro Parsifal Barroso, do governador Luiz Gonzaga Fonseca Mota, do governador César Cals de Oliveira Filho, dos jornalistas Adísia Sá, Blanchard Girão e Ivonete Maia.

Serão incorporados outros acervos documentais, hemerográficos e iconográficos que apresentem interesse relevante para o conhecimento da história contemporânea cearense, mediante o estabelecimento de acordos com pessoas físicas e/ou jurídicas.

Intercâmbio

O Centro da Memória está aberto ao estabelecimento de redes de contatos e de colaboração com outros centros de referência e memória, públicos e privados, centros universitários de investigação e outras instituições de âmbito similar ou complementar.

Turma 2009 IQJ

Projeto Caminhos

Turma 2012 IQJ

Projeto Caminhos